Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

A Princesa da Casa

Por aqui escreve-se sobre fatos reais, rotinas diárias e histórias imaginárias!

A Princesa da Casa

Por aqui escreve-se sobre fatos reais, rotinas diárias e histórias imaginárias!

A escolha do nome certo

09.06.14

Este fim-de-semana estive com uma amiga que está grávida de 5 meses. Falámos das expectativas em relação ao sexo do bebé. O pai quer menino, a mãe já quis menina, agora quer apenas que seja um bebé saudável e que nasça com saúde! Revi-me nas palavras dela! Hoje vão fazer a ecografia, e finalmente irão saber se será menina ou menino? Cá para mim o pai vai sair daquela ecografia ligeiramente decepcionado!

Falámos também da escolha do nome, dessa tarefa tão difícil que cabe aos pais e que muitas vezes não temos noção do quão importante ela é. Afinal, o nosso filho ficará com esse nome toda a vida, se quando crescer não o quiser mudar!

É fundamental repetir o nome escolhido em voz alta  juntamente com o apelido para verificar se é um nome complexo, melódico, se rima ou possibilita o uso dos trocadilhos, como João Ratão. É importante evitar nomes que soam a infantis porque o nosso filho irá crescer apesar de para os pais continuar a ser uma criança! A escolha de um nome único e diferente também deve ser bem pensada porque se as pessoas nunca ouviram esse nome, o nosso filho poderá passar por momentos embaraçantes a repeti-lo continuamente! Uma dica poderá ser recuperar nomes antigos, nomes dos nossos avós, Mariana, Francisca, Manuel, António, mas que neste momento já estão a ganhar muita popularidade, ou procurar um nome com significado histórico ou religioso. Procurar o significado do nome, caso os pais estejam indecisos, também poderá ser uma ajuda, desde que acredite nisso. O importante é fazer uma lista, ver qual é o nome que soa melhor com o apelido, o nome que ambos os pais gostam e que não traga momentos maus para o vosso filho! Boas escolhas!

Nós queríamos evitar um nome tão popular, mas não o conseguimos, porque de todos os nomes que listamos, Beatriz era aquele que mais gostávamos e aquele que fazia sentido para nós. E o seu significado é simplesmente lindo e verdadeiro, hoje confirmo-o: "Beatriz aquela que faz os outros felizes e indica uma pessoa bem disposta, capaz de fazer piada com tudo, para alegrar a si própria e para dar nova luz  aos ambientes que frequenta, mas isso não impede que ela tenha um espírito crítico, capaz de distinguir com muita clareza o certo e o errado."

Maternidade [21]

2 comentários

Comentar post