Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

A Princesa da Casa

Por aqui escreve-se sobre fatos reais, rotinas diárias e histórias imaginárias!

A Princesa da Casa

Por aqui escreve-se sobre fatos reais, rotinas diárias e histórias imaginárias!

Já rompeu o primeiro dente!

18.01.14

E o primeiro dente da princesa da casa já rompeu - ainda só tem um pontinha afiada, mas está no bom caminho!

Ontem, antes da rotina do banho, aqui a mãe da B. descobriu o primeiro dentinho e ficou toda feliz! Chamou o pai para se juntar à festa! A B. olhou para nós com uma expressão de curiosidade como que a perguntar "O que se passa? Tenho a cara suja?". 

 

Por norma, o primeiro dente do bebé aparece entre os 4 e 7 meses. Mas, os especialistas também dizem que esse aparecimento depende da genética e de outros factores. Portanto, é normal que apareça mais cedo em alguns bebés e mais tarde noutros.

Mesmo antes de romperem, os dentes tornam as gengivas do bebé inchadas e doridas causando irritação no bebé. Existem diversos sinais que podem indicar o romper do primeiro dente - baba, agitação que pode atrapalhar o sono, gengiva inchada e vermelha, irritabilidade, perda de apetite, diarreia, vómitos e febre. No caso da B. notei que ela acordou algumas vezes a chorar durante esta semana. Outro sinal foi o aumento da baba, no entanto desde os três meses que a B. se baba muito, até reforçamos o stock de babetes aqui em casa.

Detectámos ainda que desde há uns dias para cá o lábio inferior da B. está roxo. Os pediatras dizem que está relacionado com o facto do bebé chuchar no lábio. Agora com o dentinho, o lábio ainda fica mais sensível. A única alternativa é continuar a insistir na chupeta!

 

Com o aparecimento do primeiro dente surge uma nova etapa, o começo da higiene dentária - limpar diariamente as gengivas e os dentes com uma compressa húmida! 

 

Pois é, está crescida a princesa B.. É curioso como os pais ficam tão felizes com pequenos acontecimentos na vida dos seus filhotes?! Mas a verdade é que a felicidade está nas pequenas e nas mais simples "coisas" da vida e está essencialmente nos nossos filhos!

 

 

2 comentários

Comentar post